borracha

Borracha

Coleta do látex da seringueira.

Coleta do látex da seringueira.

A Borracha é o produto primário do cozimento do látex da seringueira. Hoje, a borracha sintética, concorrente do elastômero natural em algumas aplicações e complementar em outras, é produzida a partir de derivados de petróleo. A borracha mais conhecida é a branca utilizada para atividades simples como apagar textos em lapis. Outra bastante conhecida é a preta, utilizada em pneus e para fins industriais. Esta segunda por sua vez é bem mais resistente ao impacto, desgaste, sujeira e corrosão.

 História

O chamado ciclo da borracha é parte influente da história econômica e social do Brasil, notadamente da região da Amazônia na qual, a partir da extração e comercialização da borracha, ocorreu grande expansão na colonização desta região do país, atraindo riqueza e causando transformação cultural e social e grande impulso econômico e cultural às cidades de Manaus e Belém, sendo estas até hoje grandes centros dentro da região.

Na primeira década do século XX, ocorreu um grande desenvolvimento da extração da borracha, na Região Norte do Brasil, reflexo principalmente da grande produção de pneumáticos necessários à industria automobilística em expansão. A partir de 1912, a produçâo de borracha brasileira entrou em declínio, em função da concorrência estrangeira, notadamente a inglesa, com suas plantações na Ásia. Malasia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: