adao e eva

Adão e Eva

Nota: Se procura outros significados de Eva, consulte Eva (desambiguação).
Adão e Eva
Nome hebraico ou grego אדם e חוה
Pais Deus
Filhos Abel, Caim e Sete
Anos de vida 930 anos (Adão)
Livros Gênesis Cap. 1 a 3 , O Primeiro Livro de Adão e Eva , O Segundo Livro de Adão e Eva, Apocalipse de Moisés,Outros: Alcorão 2:30-39, 7:11-25, 15:26-44, 17:61-65, 20:115-124, 38:71-85 , Livro de Mórmon : 2 Néfi cap.2, Pérola de Grande Valor : Livro de Moisés cap. 2 a 5 , Livro de Abraão Cap. 3 a 4 e Livro de Adão e Eva.

Adão e Eva. Mabuse, Século XVI

Adão (hebraico: אָדָם, “Homem”; árabe: آدم; Ge’ez: አዳም).Eva (hebraico: חַוָּה, Ḥavva, “Vivente”; árabe: حواء, Hawwaa; Ge’ez😦 ሕይዋን, Hiywan).

Segundo a Bíblia e o Alcorão, Adão e Eva foram o primeiro homem e mulher criados por Deus. Adão (do hebraico אדם relacionado tanto a adamá solo vermelho, quando a adom vermelho e dam sangue) é considerado dentro da tradição judaico-cristã e islâmica como o primeiro ser humano, uma nova espécie criada diretamente por Deus. Teria sido criado diretamente da terra à imagem e semelhança de Deus para domínio sobre a criação terrestre.

Tal como Adão, Eva também foi criada directamente por Deus. Diz a narrativa que Deus teria tomado uma costela (ou lado de acordo com a tradução de Rashi) de Adão enquanto este encontrava-se em sono profundo. O nome Eva deriva do hebraico hav.váh, que significa “vivente”. No grego, é vertido por zoé, que significa “vida”, e não bios. Nisto estará implícito a ideia da maternidade. O papel atribuído à mulher era de uma ajudadora e complemento do Homem, e a expressão “tem de tornar-se uma só carne”, denota o tipo de vínculo que deveria existir entre marido e mulher. (Génesis 2:18, 20-24)

Eva, e mais tarde Adão, teriam comido o fruto proibido por Deus, da árvore da ciência (do “conhecimento do bem e do mal”), e após o ocorrido, de acordo com a tradição cristã toda a humanidade ficou privada da perfeição e da perspectiva de vida infindável. Surgiria para os cristãos aqui a noção de pecado herdado – tendência inata de pecar – e a necessidade de um resgate da humanidade condenada à morte.

Adão e Eva foram pais de Caim, Abel, Sete, e mais outros filhos e filhas. Segundo Gênesis 5:5, Adão teria vivido 930 anos.

Índice

[esconder]

//

Visão judaica

De acordo com a visão rabínica o homem ao ser criado à imagem e semelhança de Deus, estaria sendo assim um microcosmo das forças da criação, argumento do qual se ocupa maior parte da Cabala. Para Maimônides apenas o homem apresenta livre-arbítrio um atributo considerado divino. Rashi explica que a imagem e semelhança trata-se de um arquétipo conceitual, modelo ou plano que Deus teria feito para o homem e incorporado no que é chamado de homem primordial Adam Kadmon. Adão, vem do Súmério Adapa

 Visão cristã

A Igreja Católica, assim como muitas outras religiões chamadas cristãs condena o poligenismo, ou seja, que teriam existido vários casais humanos que deram origem a todo o resto da humanidade. A Igreja não condena, entretanto, a teoria da evolução, pois a forma com que surgiu a matéria corpórea não faz parte do depósito de da Igreja. A Igreja deixa aberta esta discussão, segundo a Carta Encíclia Humanis Generis, desde que o fiel creia que em algum momento Deus concedeu ao homem uma alma, que o diferenciou dos outros animais. Ainda segundo a Carta Encíclica Humanis Generis, o poligenismo não está em discussão, visto que esta idéia não se harmoniza com a explicação do pecado original, que foi cometido por apenas um homem. Sendo assim, a Igreja ensina a todos os fiéis que Adão e Eva são verdadeiramente os únicos primeiros pais da humanidade, criados por Deus, a quem Ele concedeu uma alma, e que foram criados em estado de graça, mas que havendo o desejo de tornarem-se como o seu criador, pecaram por desobediência e foram destituídos da graça santificante, fazendo com que toda humanidade caísse. Esta graça, segundo o que ensina a Igreja Católica, foi concedida novamente através do Batismo estabelecido por Cristo.

Ainda há outras correntes cristãs, que acreditam numa leitura mais literal da Bíblia, e portanto também crêem na existência real dos personagens Adão e Eva, assim como mencionados no relato da criação

Por simples ação de raciocínio lógico, sempre chegamos a “juntar” Adão e Eva como se fossem “simples personagens de ficção”, João e Maria por exemplo. Porém será esse o raciocínio dos antigos cristãos e principalmente da Bíblia? Depois de um breve estudo, ou uma leitura mais literal da Bíblia chega-se a seguinte conclusão:

Jesus disse: ‘Não lestes que aquele que os criou desde o princípio os fez macho e fêmea, e disse: “Por esta razão deixará o homem seu pai a sua mãe, e se apegará à sua esposa”?’” — Mateus 19:4,5 / Gênesis 1:27; 2:24. Jesus Cristo é amplamente reconhecido como alguém que se apegou às mais altas normas de honestidade e moralidade. Se o relato de Gênesis sobre Adão e Eva fosse apenas alegórico, teria Jesus citado isso como fato real? Dificilmente!

“Jesus . . . sendo, como era a opinião filho de José, filho de Eli, filho de Matate . . . filho de Davi, filho de Jessé, . . . filho de Abraão, . . . filho de Sem, filho de Noé, . . . filho de Adão, filho de Deus.” — Lucas 3:23-38. A que altura a listagem dos ancestrais de Jesus, feita por Lucas, muda de uma pessoa mítica para uma pessoa real? Quem é o primeiro homem real na lista, se não é Adão?

“Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo . . . assim a morte se espalhou a todos os homens.” “A morte reinou desde Adão até Moisés.” — Romanos 5:12, 14. Se Adão fosse a “humanidade primitiva”, não deveria o apóstolo Paulo ter falado de “vários homens” em vez de “um homem”? E se Adão é fictício, que dizer de Moisés? Ninguém duvida de que ele existiu.

“O sétimo homem na linhagem de Adão, Enoque, profetizou também a respeito dos iníquos.” — Judas 14. Se Adão não foi um indivíduo real, que dizer de Enoque? E se Enoque foi uma pessoa real, como poderia ter ele sido o sétimo na linhagem a partir do fictício Adão? Não fica evidente que conforme relatado na bíblia, Adão e Eva foram pessoas reais?

 Historia de Adão e Eva nos apócrifos

De acordo com o Livro dos Jubileus, Adão e Eva teriam passado sete anos no Paraiso,antes de serem tentados pela serpente,e expulsos do Éden. E de acordo com O Primeiro Livro de Adão e Eva, eles quando saíram do jardim,receberam a ordem de habitarem numa caverna, que foi chamada de A Caverna dos Tesouros. O livro diz que eles sofreram muito após terem saído do jardim,principalmente no primeiro ano após a expulsão; por várias vezes tentaram se matar e voltarem ao paraíso,até que tiveram os primeiros filhos(Caim, Abel e suas irmãs – não mencionadas na Bíblia).

Conforme O Primeiro Livro de Adão e Eva, o casal teria se arrependido amargamente, e alcançado perdão; e por várias vezes receberam de Deus a promessa de um resgate, de um redentor que nasceria na semente humana, para resgatar sua descendência, e essas promessas os consolavam.

Enfrentaram a hostilidade de Satã, que tentava matá-los, e os enganava transformando-se em anjo de luz, e dizendo-lhes ser um mensageiro celestial, incubido de lhes trazer mensagens divinas. Mesmo estando fora do jardim, Adão e Eva ouviam a voz de Deus, que sempre lhes enviava sua palavra, respondendo suas indagações. Os apócrifos Vida de Adão e Eva e O Segundo Livro de Adão e Eva, dizem que o patriarca Adão morreu primeiro do que Eva , que continuou viva após a morte do primeiro homem. E o Livro “A História do Universo”, diz que o jovem casal eram perfeitos em beleza e formosura.

 Historicidade da Narrativa de Adão e Eva

A arqueologia, paleontologia e antropologia, estabelecem o aparecimento do Homo sapiens sapiens (o Homem Moderno), a cerca de 160 mil anos atrás, num período geológico muito recente, a partir da África, no Vale de Omo, no Sudoeste da Etiópia. A evolução biológica da espécie humana seria o resultado da adaptação do Homo Erectus (o antepassado do Homem Moderno) ao meio em que vivia. Desde então, o Homo Sapiens teria evoluído, multiplicando-se cada vez mais, tornando-se na espécie dominante do Planeta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: