olodum

Olodum

A Wikipédia possui o Portal da Bahia. Artigos sobre história, cultura, personalidades e geografia.

O Olodum é um Bloco-afro do carnaval da cidade do Salvador na Bahia.

Atuando no combate a discriminação racial e valorizando a estética negra. O grupo cultural Olodum, fundado pela comunidade negra de Salvador em 1979, oferece atividades culturais aos jovens, principalmente na música, mas também produz peças teatrais dentre outras atividades.

Foto em show do Bloco-Afro Olodum.

Foto em show do Bloco-Afro Olodum.

Tendo como foco o combate ao racismo o bloco trabalha valorizando à auto-estima e o orgulho dos afro-brasileiros. O grupo é um ativo participante do Carnaval, e a banda Olodum já gravou e produziu diversos discos, que teve colaborações de estrelas como Simone, Daniela Mercury, Michael Jackson, Paul Simon.

Na Copa do Mundo de 2002, realizada simultaneamente na Coréia do Sul e no Japão, a banda Olodum, foi considerada o símbolo da seleção, dando incentivo com seus batuques e tendo seus integrantes principais acompanhando de perto os jogos do Brasil na copa do Mundo, além de ter tido o privilégio de aparecer para todo o Brasil durante a transmissão dos jogos.

 Bando de Teatro

O Bando de Teatro Olodum é um grupo teatral que foi criado vinculado ao bloco-afro, formado por atores negros em 1990.

Com o passar dos anos, o Bando de Teatro Olodum se desvinculou do bloco-afro, e passou a residir no Teatro Vila Velha [1]. Graças à ocupação do Bando, o espaço foi revitalizado, em 1994 começou a ser reformado, e em 1998, reinaugurado. O Bando está no Teatro Vila Velha até hoje.

Focado nas questões do negro brasileiro em seus diversos aspectos, o Bando, como é mais comumente chamado, desenvolve uma linguagem própria em um formato de Teatro Experimental Negro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: