dragon ball z

Dragon Ball Z

Dragon Ball Z
Dragão Japonês (Gravura de Hokusai)
ドラゴンボールZ(ぜっと)
(Doragon Bo-ru Zetto)
Gênero Shonen, Ação, Luta e Aventura
Mangá: Dragon Ball
Autoria Akira Toriyama

Publicação em revistas de mangá
Revista Shonen Jump
Período 19891995

Publicação em volumes
Editoras Shueisha
Conrad Editora
Planeta deAgostini
N° de volumes 42 (16 Dragon Ball + 26 DBZ)
Anime: Dragon Ball Z
Direção Minoru Okazaki
Daisuke Nishio
Estúdio Bird Studio
Toei Animation
Exibição original 26 de abril de 198931 de janeiro de 1996
Emissoras de TV Fuji TV, Animax, Tokyo Metropolitan Television
Band, Cartoon Network, TV Globo
SIC, SIC Radical
Cartoon Network
N° de Episódios 291
Filmes
• A zona da morte
• O Homem Mais Forte do Mundo
• A Árvore Sagrada
• Super Saiyajin Son Goku
• A Batalha do Mais Forte
• O Ataque de 1 Milhão de Guerreiros
• Três Grandes Super Saiyajins
• Broly o super saiyajin legendário
• Bojack unbound
• Broly the second Comingbr
• Bio-Broly
• Fusion reborn
• Explosão do Punho do Dragão!! Se Goku não Conseguir, Quem Conseguirá?
OVAs
• Bardock: A Última Batalha
• Trunks: O Outro Futuro
• O Plano para Erradicar os Saiyadins

Dragon Ball Z (ドラゴンボールZ Doragon Bōru Zetto?) é um anime que faz parte do universo Dragon Ball, sendo a segunda série da franquia. Corresponde aos volumes 17 ao 42 do mangá original de Akira Toriyama (33 a 83 na edição brasileira). Quando Dragon Ball Z surgiu nas televisões de todo o mundo, muitos jovens ficaram viciados nos desenhos, tornando-se grandes fãs da série. Alguns adultos criticaram o grau de violência apresentado, mas isso não evitou o aproveitamento que muitas empresas fizeram do sucesso do anime. Venderam-se produtos com desenhos das personagens em adesivos, roupas, pôsteres além de vídeos e jogos.

O estrondoso sucesso da série Dragon Ball levou a criação da continuação Dragon Ball Z. A série dirige-se ao público adolescente e adulto. Esta série aparece recheada de longos combates com muita ação. Em Dragon Ball Z, as histórias possuem um clima mais sério que as de seu antecessor, substituiram a comédia, mas o humor ainda existe em algumas partes da série. Possui vários episódios e neles poucas coisas acontecem aumentando o suspense.

Dragon Ball Z foi a última série de Dragon Ball criada por Akira Toriyama. Sua história se divide em quatro sagas. Ao longo da série podemos ver o crescimento dos personagens e o desenvolvimento de seus poderes, assim como novos poderes, novas raças como os Saiyajins e suas transformações, em questão: Super Sayajin. Os elementos e a química envolventes da série se fundem gerando então um sucesso maior do que a sua antecessora, Dragon Ball.

Índice

[esconder]

//

 Exibição da série no Brasil

No Brasil, a série foi inicialmente exibida a partir de meados de 1999, pelo canal por assinatura Cartoon Network, no horário das 18h30 e com reprise a meia-noite e meia. Ainda no final do mesmo ano, a Rede Bandeirantes também passou a exibir a série. Em outubro de 2001 o Cartoon Network exibiu o último episódio da série, enquanto que na TV aberta a série foi exibida até a saga de Cell pela Rede Bandeirantes. A saga de Boo foi exibida pela Rede Globo em 2001. O Cartoon Network chegou a reprisar a série em 2004, apenas a fase Boo. Atualmente, o Cartoon Network comprou a fase Dragon Ball (e os 4 filmes da série), que estreou em 30 de maio de 2006, com dois episódios por dia no horário da meia-noite.

No dia 13 de dezembro de 2006 o Cartoon Network passou a exibir novamente o Dragon Ball Z (agora exibindo também todos os 13 filmes e os 2 especiais da série), também com dois episódios por dia e de segunda à quinta. Depois de o Cartoon Network completar a saga Z, começa a ser exibido Dragon Ball GT em 20 de setembro de 2007, no mesmo horário e agora de segunda a sexta. Assim o Cartoon Network completa mais uma vez, a excelente Trilogia do Dragon Ball para a alegria de seus fãs.

Em agosto de 2006 a Rede Globo comprou os direitos de transmissão das primeiras sagas de Dragon Ball Z (sagas Saiyajin, Freeza e Cell), que antes eram exibidos pela Rede Bandeirantes em 1999.

A Rede Globo começou a exibí-las dentro da TV Xuxa a partir de 14 de agosto de 2006 e teve término em Maio de 2007. Em algumas regiões do Brasil o anime já tinha parado de ser exibido depois das eleições. Na Globo, por razão de pouquissímo tempo dedicado à exibição de Dragon Ball Z o anime estava sofrendo cortes, sendo que na maioria dos dias foram exibidos cerca de 15 minutos de um episódio e algumas vezes foram exibidos apenas 10 minutos.

O mangá foi publicado no Brasil pela editora Conrad, junto com Cavaleiros do Zodíaco e outros títulos.

 Exibição da série em Portugal

Em Portugal, Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT foram transmitidos entre 1995 e 1999 pela SIC. A série foi reprisada pela SIC Gold (mais tarde SIC Sempre Gold) e depois pela SIC Radical, onde continuou a ser um sucesso. Infelizmente, para grande tristeza dos fãs, a série desapareceu da programação da SIC Radical no início de 2006 sendo mais tarde, em 2006 ainda, voltada a ser transmitida. Foram lançados em vídeo vários filmes. A primeira série já está a ser lançada em DVD.

O mangá foi publicado em Portugal pela editora Planeta deAgostini.

 Lista de personagens

  • Son Goku (Goku) – Personagem principal da série. Ele é ingênuo, bondoso, mas também é um poderoso guerreiro saiyajin, que acredita facilmente em tudo o que ouve. Acredita nos outros, quase nunca percebendo a maldade de todos. É forte, rápido e extremamente habilidoso. Aprende técnicas de luta com facilidade, bolando estratégias simples, mas eficientes. Gosta de lutar, de preferência quando o adversário é mais forte que ele. Além disso, adora comer. Da gama de técnicas, as mais utilizadas em batalhas são Kamehameha, Super Kamehameha (Chou Kamehameha, no Japão), Kaiyoken, Teleport, Taiyouken e Genki Dama e é claro suas transformações em níveis de super saiyajin que vão do 1 ao 3 na série Dragon Ball Z, e na série Dragon Ball GT o nível de Super saiyajin 4 (o nível saiyajin mais forte de toda a série). Goku é o guerreiro mais forte de toda a série.
  • Son Gohan Gohan é o primeiro filho de Goku e Chichi. Ele recebeu o mesmo nome do avô adotivo de Son Goku. Foi o primeiro cruzamento de um Saiyajin com um ser humano, o que resultou em um ser poderosíssimo. No começo, Gohan não lutava pois Chichi fazia-o estudar com muita freqüência e tinha horror a lutas. Ele era muito chorão, mas depois de algumas lutas e do treinamento rigoroso de Piccolo, se tornou mais maduro e forte. Ele tem um grande poder oculto que é liberado quando ele se enfurece. Esse poder oculto é imenso e extraordinário. Foi o Salvador da Terra na luta contra Cell. Alguns anos depois, estudando e sem lutar, foi estudar em Satan City (que tem esse nome, porque todos acham que Satan derrotou Cell) e conheceu Videl. Ele se disfarçou de super-herói, o “Saiyaman”, para combater criminosos como Videl faz. Após a derrota de Majin Boo, no final de Dragon Ball Z, ele se casa com Videl e tem uma filha chamada Pan. Começa a trabalhar na Corporação Cápsula com Bulma como um cientista, afastando-se das lutas. Ele é o filho mais forte de Goku e o terceiro guerreiro mais poderoso do universo.
  • Vegeta – Vegeta é o filho do Rei Vegeta e príncipe dos Saiyajins. Seu planeta Natal é o Planeta Vegeta, que foi destruído por Freeza quando ele ainda era uma criança. Desde então passou a trabalhar para Freeza junto com seu tutor Nappa e Raditz. De personalidade arrogante, não aceita perder uma luta, e se vangloria do fato de ser o Príncipe dos Saiyajins. Sua principal meta é superar os poderes de Kakarotto. Apesar da arrogância, mais tarde na série, se conforma em ter o planeta Terra como seu lar: casa-se com Bulma, e juntos tem dois filhos: Bra e Trunks. Suas técnicas mais poderosas são: Final Flash, Galik-Ho e Big Bang Attack. Vegeta sempre aparentou ser um dos mais fortes de toda a série. O único que durante todo o anime que sempre conseguiu se manter próximo do nível de luta de Son Goku, tudo graças a seu forte orgulho e determinação, principais características de um verdadeiro guerreiro Saiyajin.
  • Son Goten – É o 2º filho de Son Goku, ele aparece na última saga Z que é a do Majin Boo. Son Goten é o melhor amigo de Trunks que é apenas 1 ano mais velho que ele. Este também consegue se transformar em Super-Saiyajin.
  • Trunks – É o filho de Vegeta e de Bulma, este também se transforma em Super Saiyajin. Este personagem já apareceu na terra, vindo do futuro, para combater os andróides com a ajuda de uma máquina do tempo.
  • Trunks do Futuro – É Trunks que veio do futuro na máquina do tempo criada por Bulma, para alertar as pessoas do passado sobre um terrível futuro de destruição provocado pelos andróides. Viaja para o passado para buscar uma forma de salvar o futuro.
  • Cell – A criação suprema do Doutor Maki Gero, que reúne células e habilidades de Goku, Vegeta, Piccolo, Freeza e Rei Cold. Veio ao passado após matar Trunks para poder absorver os andróides 17 e 18, já que ele não os encontrou no futuro, e assim alcançar sua forma perfeita. Cell quando perfeito é um guerreiro extraordinário pois tem muitas técnicas, possui poderes psíquicos, sobrevive no espaço e pode se reconstituir a partir de uma única célula.
  • Andróide Nº18 – É um dos andróides criados pelo Dr.Gero. Também será a mulher de Kuririn onde terão uma filha.
  • Andróide Nº17 – É um andróide criado pelo Dr.Gero . Ele é o irmão gêmeo da Andróide Nº18. Ambos foram criados para destruir Goku mas, apos teriam sido salvos pelos amigos de Goku estes se tornam bons.
  • Andróide Nº16 – O andróide Nº16 foi criado pelo Dr.Gero e é, ao contrario dos andróides 17, 18 e Cell, totalmente mecânico. Muito forte (bem mais que os andróides 17 e 18) e ao mesmo tempo extremamente bondoso. Sua morte desencadeia a liberação do poder oculto de Gohan na luta contra Cell.
  • Broly – Broly já foi considerado o lendário Super Saiyajin, porém esta hipótese caiu por terra com o surgimento do nível SSJ4 que apenas Goku consegue atingir (Vegeta só consegue artificialmente) mostrando que Goku tem grandes chances de ser o lendário Super Saiyajin. Broly nasceu com 10.000 pontos de poder. Possui um ódio infinito por Son Goku. A história de Broly começa com ele compartilhando o mesmo lugar de nascimento que Son Goku e daí o ódio mortal de Broly por ele. O choro de Goku o irritava e fazia com que seu poder crescesse mais e mais, de uma maneira descomunal. Quase toda a nação Saiyajin morreu perante o ataque de Freeza ao planeta Vegeta. Broly foi um dos poucos que sobreviveu, pois foi salvo heroicamente por seu pai, Paragus. Broly foi morto, mas o seu DNA foi recolhido por cientistas para criar algo pior: Bio-Broly. Broly em sua fase “Legendary Super Sayan” se torna um poderoso saiyajin que pode ser comparado com pouca desvantajem ao Goku SSJ3. Brolly foi derrotado quando Goku pegou emprestadas as energias de Piccolo, Trunks, Gohan e Vegeta.
  • Piccolo – Um namekuseijin muito poderoso, especializado na luta e não na magia como outros de sua raça, levando desvantagem apenas para os Saiyajins. Para virar Kami-sama (Deus), esse ser se separou: o lado bom virou o Kami-sama, e o lado mal Piccolo Daimao. Piccolo tinha planos de dominar o mundo, mas foi morto por Goku. Seu filho quis vingança. Lutou contra Goku numa final emocionante e arrasadora do torneio de artes-marciais, mas acabou sendo derrotado. Promete vingança, porém aos poucos acaba se aliando a Goku e sua turma, passando até a treinar o seu filho, Gohan, na fase seguinte, por quem começa a ter um grande afeto, tanto que até se sacrifica para salvar a vida do garoto. Mais tarde na saga dos andróides, Piccolo volta a se fundir com Kami-Sama, se tornando o Namekuseijin mais forte do universo.
  • Ten Shin Han – É um humano com três olhos, muito forte, que segundo o livro oficial Dragon Ball Daizenshu – 7′ publicado pela Shueisha, pertencia à raça extraterrestre dos três olhos ou Triclops, embora esta teoria não tenha sido mencionada em mangá ou anime. No entanto, no último jogo para PS2 esta teoria já é mencionada no capítulo das biografias. Tenshin foi treinado pelo Mestre Tsuru (Garça), este rival de Kame-Sennin, em que ambos foram treinados pelo mesmo mestre. Antes de conhecer Goku, caminhava para o lado do mal, alimentando-se dos planos diabólicos de seu mestre Tsuru e irmão deste, o temido lutador matador Tao Pai Pai. Foi o primeiro humano a vencer Mestre Kame, disfarçado de Jackie Chun, no torneio de artes marciais, cuja final venceria Goku, num embate surpreendentemente equilibrado. É considerado o humano mais forte do planeta, dotado de muitas técnicas extraordinárias, ficando apenas atrás dos saiyajins e do namekuseijin Piccolo. Suas principais técnicas são Kikoho, Dodonpa, Shishin Ken (separação) e Taiyouken (o que seria aprendido futuramente por Goku e Kuririn).
  • Yamcha – Era um ladrão do deserto que, ao lado de Pual, furtavam qualquer coisa. Descobrindo o poder das tais esferas do dragão, a fim de realizar seu desejo de acabar o seu medo com mulheres, faz de tudo para roubá-las das mãos de Goku, entrando em confronto diversas vezes. Mais tarde, acaba juntando-se ao grupo, partindo a ajudar a Terra a livrar-se de qualquer ameaça. Suas principais técnicas são Kamehameha, Sokidan e Rogafufuken.
  • Kuririn – Um carequinha que decidiu treinar com Mestre Kame no mesmo momento que um garotinho com rabo de macaco, Goku. No início dos treinamentos, tinha-o como rival, mas depois confessa a superioridade de Goku. Apesar de não ser um lutador muito forte, é rápido e esperto, de grande utilidade em horas difíceis. Foi morto por Tambourine, servo de Piccolo Daimaoh, logo após a vitória de Tenshinhan no torneio de artes marciais sobre Goku. No Tenkaichi Budokai seguinte, encontra-se com Piccolo novamente, mas agora este filho do antigo, sendo derrotado mais uma vez. Porém após a saga Cell admite-se que ao treinar com a andróide n°18 ele teria conseguido ganhar dela logo para isso ele precisaria de um poder próximo a de um super saiyajin 2, ou seja, ele se tornaria o humano mais poderoso do planeta Terra somente não demonstrando seus poderes por não acreditar em si mesmo. Seus principais golpes são Kamehameha e Kienzan.
  • Chaos – É o melhor amigo de Tenshinhan, também discípulo do mestre Tsuru. Seguia os mesmos passos maléficos de seu amigo, treinado tanto para dominar o mundo quanto para matar. Enfrenta Kuririn no torneio de artes marciais, mas é derrotado numa batalha bastante disputada. É um personagem fraco, que acaba não acompanhando o poder de luta dos outros guerreiros, porém, suas técnicas Dodonpa e Chonoryoku (autodestruição) podem causar altos danos no oponente…
  • Yajirobe – Um guloso que pouco se interessa em salvar o mundo, usando sua força apenas para caçar animais ou “monstros” servidos para comida. Ajuda bastante Goku na saga de Piccolo Daimao, chegando inclusive a fazer um churrasco de um monstro enviado por este. Seus golpes consistem na espada, causando grandes estragos nos adversários. Na saga dos Saiyajin ele salva o planeta ao cortar a calda de Vegeta quando ele estava transformado em oozaru.
  • Mestre Kame – Um mestre de artes marciais e um guerreiro muito forte. Ao longo de Dragon Ball Z foi ultrapassado pela maioria dos Guerreiros Z. Foi ele quem treinou Goku e Kuririn quando eram jovens. É muito respeitado e tem uma tartaruga chamada Umigame. Viveu 357 anos. Suas técnicas são famosas pelo mundo inteiro, dentre as mais conhecidas é o poderoso Kamehameha. Tem o título de Sennin das Tartarugas, podendo usar duas especiais: a sua amiga, a Tartaruga, e a voadora Gamera. Seu maior gosto é por mulheres bonitas, sendo um velho tarado. Sempre que pode ele olha as partes pessoais de Bulma, e Lunch, adora assistir programas de ginástica, e gosta de ler revistas pornográficas. Mesmo assim, sua personalidade aparentemente frágil esconde um velho astuto, forte e decidido.
  • Karin – Chamado “O Deus de Artes Marciais”, ele ensinou o Goku como o derrotar Tao Pai Pai. Se não fosse por ele mesmo, Goku não conseguiria ganhar de Tao Pai Pai.
  • Bulma – É a mulher que mais aparece em Dragon Ball Z. Sua principal característica de aparência são seus cabelos azuis. E suas características de personalidade são: ela é decidida, forte, e às vezes até mesmo um pouco atrapalhada, e se faz de frágil (quando às vezes não é). É filha do dono da Corporação Capsula, o Sr. Briefs, sendo o nome completo Bulma Briefs, e nessa corporação constrói máquinas muito modernas e incríveis, mais incríveis até do que as que seu próprio pai constrói. Sendo filha do dono de uma corporação que constrói os mais variados tipos de máquinas modernas, Bulma é muito rica. Mais ou menos no final da Saga de Cell se casa com Vegeta e tem um filho com ele, Trunks.
  • Chi-chi – É a esposa de Goku e é superprotetora com seu filho Gohan, querendo que ele estude muito e vire um cientista, e também é mãe de Goten. Tem bom domínio de artes marciais.
  • Oolong – Pequeno porco que tem a habilidade de se transformar no que quiser por cinco minutos, e depois necessita de um minuto para descansar e recuperar as suas energias. Foi encontrado por Goku e Bulma, enquanto utilizava seus poderes para aterrorizar uma aldeia, raptando as moças. Desde então acompanha Goku e Bulma na sua busca das Dragon Balls.
  • Lunch – É uma garota muito estranha que tem duas personalidades. Quando espirra, muda a personalidade de uma mulher simpática com cabelos azuis que adora tarefas domésticas para uma loira que assalta bancos por diversão. Foi encontrada por Goku e Kurilin, para ser a empregada doméstica de Mestre Kame, e este os aceitar como seus alunos. Ao longo do desenho, mostra ter uma queda por Tenshinhan, e em Dragon Ball Z quase não se fala sobre ela.
  • Pual – Melhor amigo de Yamcha. Tem os mesmo poderes que Oolong, e quando eram mais novos estudaram juntos, mas ao contrário deste, a sua transformação não tem limite de tempo, pois completou o treino ao contrário de Oolong. É capaz de voar ao nível da cabeça humana, sendo também o primeiro a fazê-lo na série.
  • Freeza – Um vilão esmagadoramente forte e imperador do universo. Raditz, Vegeta e Nappa eram alguns de seus soldados. Freeza é quem destrói o Planeta Vegeta com medo de que os Saiyajins se unissem e se tornassem uma ameaça a seu poder, ou então, que algum saiyajin se tornasse o “Lendário Super Saiyajin” e o matasse. Ele foi derrotado por Goku, de uma forma vergonhosa, sendo cortado em dois pelo seu próprio ataque.
  • Cell – É um dos mais famosos vilões do anime, que sempre diz ser a perfeição e tem um incrível poder de absorção de energia e poderes. Ele absorveu os Andróides 17 e 18 para chegar a sua tão desejada perfeição, para após deste fato, fazer seu torneio chamado “Cell Games”. Lutou uma vez com Goku, porém Goku desistiu para colocar em prática sua estratégia de usar Gohan contra Cell. Cell subestimou os poderes de Gohan e quase foi derrotado se Gohan não tentasse humilha-lo mais e mais. Logo após criou “Cells Júniors” que derrotaram os Guerreiros Z fazendo Gohan furioso. Após isso, os Cell Jrs foram destruídos e Cell estava prestes a explodir. Goku fazendo um ato heróico se tele-transportou para o Planeta de Kaioh Sama. Logo após Cell voltou agora que absorveu células de Goku, mas nada adiantou pois Gohan o dizimaria com um Father-Son Kamehameha.
  • Majin Boo – Criatura terrível criada pelo mago Bibidi. É muito poderoso e pode reconstruir seu corpo por mais que ele esteja destruído, a não ser que cada célula sua seja totalmente liquidada e ele seja desintegrado por completo, pois se uma única célula despedaçada resistir, ou apenas a sua fumaça, Majin Boo irá se reconstituir. Seu Ki não enfraquece e se recupera facilmente dos danos. É muito difícil de ser derrotado. Son Goku só conseguiu derrota-lo com a Super Genki-Dama, que requer o ki de habitantes de vários planetas.

 Sagas

Muitos animes são divididos em sagas e com Dragon Ball Z não é diferente. É dividido em quatro grandes sagas:

Saga dos saiyajins (ep.1-35)

Já se passaram cinco anos desde a vitória de Goku sobre Piccolo. O herói agora está casado com Chichi e tem um filho, Gohan. Até que surge, vindo do espaço, Raditz, que é ninguém menos que o irmão mais velho de Goku. Raditz está à procura de Kakarotto (o nome verdadeiro de Goku) mas antes de acha-lo ele se defronta com Piccolo e, numa breve luta, mostra que é muito mais poderoso que este. Raditz parte para achar Goku, deixando Piccolo vivo. Quando Raditz finalmente encontra Goku conta a este a sua verdadeira historia: Goku na verdade chama-se Kakarotto e pertence a uma raça alienígena chamada saiyajin; Goku foi mandado à Terra para exterminar todos os humanos, deixando o planeta pronto para ser vendido a um bom preço. Após ouvir isto Goku se revolta pois não quer aceitar sua origem maléfica e parte para lutar com Raditz, mas este o derrota com apenas um golpe. Raditz seqüestra Gohan e vai embora para que Goku volte a ser cruel e se alie aos saiyajins. Goku não concorda com isto e se alia a Piccolo, para que juntos eles derrotem Raditz. Após uma difícil luta, em que Gohan mostra seu extraordinário poder, ele é vencido por Piccolo e Goku, que se sacrifica na luta para derrotar o inimigo. Porém quando Raditz estava à beira da morte ele ouve Piccolo contando a história das esferas do Dragão, e sem que Piccolo saiba toda a conversa é transmitida para dois saiyajins através do rastreador. O próprio Raditz avisa sobre o rastreador e diz que agora os saiyajins irão até a Terra para se apoderar das tais esferas; avisa também que esses dois saiyajins são muito mais poderosos que ele e que os dois guerreiros chegaram em um ano. Estes dois saiyajins são Vegeta e Nappa. Enquanto os dois poderosos saiyajins vão de encontro a Terra os Guerreiros Z (inclusive Piccolo e Gohan) treinam duro para poder combate-los. Goku também vai treinar no outro mundo pois ele ainda está em seu corpo, apesar de morto. Goku tem que percorrer os cem mil quilômetros do Caminho da Serpente para chegar até o Sr. Kaio e por ele ser treinado. Goku, depois de alguns contra-tempos como voltar todo o caminho depois de já ter completado 25 mil quilômetros, consegue chegar ao planeta do kaio norte. Este planeta, apesar de ser muito pequeno, possui uma gravidade dez vazes superior a da Terra, o que ajudou a aumentar os poderes de Goku que no treinamento aprendeu a técnica da Genki Dama e do Kaio Ken. Assim que Goku termina o treinamento e está voltando pelo caminho da serpente, Nappa e Vegeta chegam a Terra e se deparam com Yamcha, Chaos, Tenshinhan, Piccolo, Gohan e Kuririn, todos mais fortes com treinamento de um ano. Antes de lutarem, os saiyajins ordenam que “saibamens”, com 1.200 de poder de luta, dêem cabo dos Guerreiros Z; estes encontram grandes dificuldades para vencer, e Yamcha acaba sendo morto por causa de um tolo descuido dele mesmo. Depois de derrotados os saibamens, Nappa luta contra os guerreiros Z. Tenshinhan luta, mas perde um braço, Chaos se sacrifica para salvar Tenshinhan, porém Nappa não sofre nada. Piccolo arma uma estratégia para vencer Nappa, porém para dar o ataque final que acabaria com Nappa, Gohan fica com medo e não ataca, Tenshinhan usa um Kikoho, mas Nappa sofre apenas um pequeno dano, enquanto isso Goku é ressuscitado pelas esferas do dragão é está a caminho da Terra. Vegeta manda Nappa esperar Kakarotto por 2 horas, passam-se 2 horas e Goku não aparece, Piccolo acaba ficando inconsciente e Gohan e Kuririn lutam. Nappa ia evaporar Gohan, pois Gohan tinha o atingido, quando Piccolo aparece na frente para proteger-lo e acaba morrendo. Goku chega e derrota Nappa com facilidade. Vegeta então fica com raiva de Nappa e o mata por sua incompetência, Goku e Vegeta lutam mas Vegeta é muito forte. Goku, apesar de usar o Kaioken aumentado duas vezes, não consegue vencer seu inimigo, então ele contraria os conselhos do Sr. Kaio e usa o Kaioken aumentado três vezes e com esse poder ele supera Vegeta. Vegeta, percebendo sua desvantagem, se transforma em Oozaru e quase mata Goku, porém Yajirobe corta sua cauda com um golpe de espada e Vegeta volta ao normal. Gohan e Kuririn lutam contra Vegeta que já estava muito desgastado e ferido com a luta contra Goku. Vegeta acaba mortalmente ferido por uma Genki Dama feita por Goku e arremessada por Kuririn. Então Kuririn tem a chance de matar Vegeta, mas este foge porque Goku o deixou ir.

Saga de Freeza (ep. 36-116)

Após a luta com os Saiyajins ter terminado, Bulma, Kuririn e Gohan vão ao planeta Namekusei com a nave de Kami Sama, para usar as esferas do dragão deste, que é o planeta natal de Piccolo para reviver Piccolo, Yamcha, Chaos e Tenshiham. Tais esferas são mais poderosas que as da Terra, podendo realizar 3 desejos. Porém Vegeta, objetivando a vida eterna, também está atrás dessas misteriosas esferas. Vegeta pensa que se alcançar a imortalidade poderá derrotar Freeza e Kakarotto e se tornar o imperador do universo. Freeza, o imperador do universo, dono de um poder extremo, várias vezes superior ao de qualquer outro e o destruidor do Planeta Vegeta, está atrás das esferas também para alcançar a vida eterna. Ao chegar em Namekusei, Gohan, Kuririn e Bulma não sabem que há outros em busca das esferas e ficam chocados quando percebem isto, ao ver soldados de Freeza, chamados Dodoria e Zarbon atacando uma vila onde se encontrava um dos anciãos responsáveis pelas esferas. Para fazer o ancião dizer onde estava a esfera protegida por ele, Freeza manda seus soldados matarem vários Namekuseijins, estes tentam lutar mas não são páreo para Dodoria que derrota todos com facilidade. Com este método Freeza conseguiu varias esferas e agora Gohan e Kuririn estão presenciando mais uma luta, porém eles não podem fazer nada contra o poder monstruoso de seus inimigos, então Kuririn diz para Gohan ocultarem seus Ki, já que se não o fizesse poderiam ser detectados pelos rastreadores de Freeza e seus capangas. Apesar dos avisos de Kuririn, Gohan não consegue manter a calma quando vê Dodoria pronto para matar um garoto namek chamado Dende, e com fúria Gohan golpeia o soldado e resgata o garoto com a ajuda de Kuririn, os três são perseguidos por Dodoria mas conseguem escapar e ocultar seu Ki. Enquanto isso, Vegeta que agora está muito mais poderoso do que quando lutou com Goku, derrota facilmente Kiwi que foi enviado por Freeza para matá-lo e rapidamente vai à procura de Dodoria, achando-o na perseguição de Gohan e os outros. Neste encontro, Vegeta, que há pouco tempo atrás era menos poderoso que Dodoria, também elimina este soldado facilmente. Goku agora está caminho de Namekusei. Depois disso ocorre uma série de confrontos e Freeza se viu obrigado a chamar sua tropa de elite: As Forças Especiais Ginyu formada por Gurdo, Rekoon, Bother, Jess e Ginyu. Para lutar contra esses poderosos inimigos Vegeta se alia à Gohan e Kuririn. Depois de muita luta com Rekoon (após Vegeta matar Gurdo facilmente cortando-lhe a cabeça) – na qual Vegeta, Kuririn e Gohan ficam gravemente feridos – Goku em fim chega, depois de seis dias a caminho de Namekusei, sendo que neste tempo ele treinou duro, aumentando muito seu poder. Ao chegar, Goku derrota facilmente Rekoon com um só golpe e também derrota Bother mas não os mata, mas Vegeta o mata. Depois disso, Goku luta com Ginyu que ao perceber que Goku é mais forte troca de corpo com ele, mas depois de reviravoltas Goku volta ao seu corpo ferido, Ginyu fica no corpo de uma rã e Vegeta elimina Jess dando fim as Forças Especiais Ginyu.

Agora Goku está ferido, numa câmara de recuperação e Vegeta, Gohan e Kuririn lutam contra Freeza que os dá uma surra depois de se transformar. Depois chega Piccolo que reviveu com as esferas do dragão, se funde com um namekuseijin e luta de maneira equilibrada contra Freeza, mas este se transforma duas vezes chegando á sua última forma tornando-se mais poderoso que todos. Então Goku recuperado luta contra Freeza, mas mesmo usando o Kaio-Ken aumentado 10 vezes não é páreo para Freeza com metade do seu poder máximo. Depois de ver Freeza assassinar Vegeta e Kuririn, Goku fica extremamente furioso e se transforma em Super Saiyajin derrotando Freeza com facilidade. O planeta Namekusei está a ponto de explodir. Freeza pede a Goku que tenha piedade e doe um pouco de sua força a ele. Mas Freeza ao invés de se recuperar acaba lançando um ataque sobre Goku, que o volta contra Freeza, destruindo-o.

Saga de Cell (ep.117-199)

Durante muitos anos o Doutor Maki Gero, sobrevivente do exército Red Ribbon, ficou espionando Goku e seus amigos através de um robô espião que tinha a forma de um inseto. Tal robô recolheu amostras de células de Goku, Vegeta, Piccolo, Freeza e outros guerreiros, com essas células Maki Gero criou o andróide mais avançado: Cell. Maki Gero também criou outros andróides que ele presumia que fossem capazes de derrotar Goku. Ele mesmo em uma operação cirúrgica se transformou em um, o andróide 20. Vindo de um futuro catastrófico em uma máquina do tempo, Trunks mata Freeza e seu pai, Rei Cold. Trunks avisa a Goku que no futuro ele irá morrer de uma doença do coração pois o remédio para tal doença só seria descoberto depois de sua morte, porém Trunks leva este remédio do futuro para Goku salvando-lhe a vida. Depois de uma luta contra os andróides, da qual os Guerreiros Z saem humilhados, todos decidem treinar e Piccolo se funde com Kami Sama tornando-se um super guerreiro. Enquanto isto Cell, que também veio do futuro, absorve humanos para ganhar poder de luta e finalmente poder absorver os andróide número 17 e 18 tornando-se um ser perfeito. Cell consegue realizar seu plano e avisa a todos que haverá um torneio, parecido com os antigos torneios de artes marciais, no qual todos irão lutar contra ele. As regras eram: quem desistisse, se rendesse ou caísse fora da arena (futuramente destruída na luta “Goku Vs Cell”) perdia. Mr. Satan e seus discípulos (no mangá apenas Mr. Satan aparece) foram os primeiros a enfrentar Cell em tentativas inúteis. Em seguida ocorreu a luta Goku VS Cell bem equilibrada mas que acabou com a rendição estratégica de Goku para colocar Gohan em seu lugar, apostando em seu incrível poder oculto. No início Gohan apanha muito de Cell que queria ver seu poder. Até que o Andróide 16 tenta ajuda-lo usando uma bomba que existia em seu interior mas que foi retirada pelo pai de Bulma sem que soubesse. Cell acaba destruindo 16 (sobrando apenas sua cabeça) e Cell libera os Cells Jrs (na tentativa de enfurecer Gohan). O Andróide 16 tenta convencer Gohan a lutar, mas Cell esmaga a sua cabeça, realizando assim seu desejo de liberar o poder oculto de Gohan. Gohan se transforma em Super Saiyajin nível 2 (SSJ2) e ultrapassa em muito os poderes de Cell. Gohan passa a não lutar seriamente contra Cell pois quer que ele sofra, mas durante esta vingança Gohan permitiu que Cell aumentasse seus poderes até que seu corpo não agüentasse mais, o que o transformou em uma “bomba”, então Goku leva Cell para o planeta do Sr. Kaio, pois de outro modo toda a Terra explodiria. O Sr. Kaio morre, seu planeta é destruído e Goku também morre. Porém Cell se reconstrói a partir de uma célula sua que sobreviveu a explosão e quando ele volta está muito mais forte (devido as células dos saiyajins que ficam mais fortes após uma situação fatal); e com um disparo fere mortalmente Mirai Trunks. Vegeta fica furioso e vai ataca-lo mas logo é derrotado, e quando Cell dispara uma rajada de Ki para mata-lo Gohan o salva ficando entre Cell e Vegeta, Gohan acaba ferindo-se no braço esquerdo. Cell fazendo um Kame-hame-ha que pode destruir o sistema solar obriga Gohan a também fazer um Kame-hame-ha para confrontar o de Cell, e mesmo com o braço esquerdo ferido, Gohan luta porque Goku disse a ele por telepatia que ele podia fazer um Kame-hame-ha somente com uma mão. Goku vendo que seu filho está desistindo o ajuda formando o Father-Son Kame-hame-ha. Cell é eliminado de uma vez por todas.

 Saga de Majin Boo (ep.200-291)

Sete anos se passaram desde a derrota de Cell. Gohan agora já é um adolescente. Após muitos anos, um novo torneio de artes marciais têm início, no qual Goku e seus amigos participarão. O mago Babidi, junto com Dabura, pretende ressuscitar o terrível Majin Boo na era atual. Para evitar que isso aconteça, o supremo Kaioh-sama vêm a Terra procurar pela ajuda de Goku e seus amigos. O mago Babidi, no entanto, tem muitos trunfos, sendo um deles fazer com que o príncipe dos Saiyajins, Vegeta, se vire contra os Guerreiros Z e ajude Majin Boo a voltar à vida. Enfim, Majin Boo ressuscita e mostra-se uma poderosa máquina de destruição. Após matar Babidi, começa a ouvir os conselhos de Mr. Satan, a quem pega um grande afeto. Depois que alguns bandidos matam seu cachorro de estimação, Majin Boo fica furioso e libera seu lado maligno, um majin boo magro e cinza. A parte maligna transforma Majin Boo Gordo (Fat Boo) em chocolate e o come, transformando-se em um majin boo muito mais forte que os anteriores. Cansado de esperar, Majin Boo resolve atacar o templo de Kami-Sama, e desafia Goten e Trunks que estão fusionados e formam o poderoso Gotenks. Após derrotar Gotenks, Majin Boo luta contra Son Gohan, mas não consegue derrotá-lo, então resolve absorver Gotenks e Piccolo, para ter um poder e inteligência maior que antes. Gohan não conseguia conter o poder do Majin Boo, então Goku chega para ajudá-lo (após o velho Kaioshin dar a sua vida para Goku, e os brincos Potara), mas mesmo assim não estavam sendo páreos. Quando o tempo da fusão de Gotenks acaba, Majin Boo resolve absorver Gohan, e agora tem um poder maior que antes, e sem limite de tempo. Goku já não tinha esperanças, e quando ia lançar o brinco para Satan, sentiu o Ki de Vegeta. Então se teleporta para se encontrar com o companheiro, Vegeta estava muito nervoso com Goku, pois ele não usou a transformação de Super Saiyajin 3 na luta contra ele. Quando Majin Boo chega, Vegeta ainda não quer se fundir com Goku, mas como vê que não tem outra escolha, ele põe o Potara. O orgulho de Vegeta mais a fúria de Goku, resulta no grande guerreiro Vegetto, que no começo humilhava Majin Boo, mostrando que era muito mais forte que o demônio cor-de-rosa, a luta parecia que já ia ter fim, até que nosso herói é absorvido. O destino do Universo parecia ter acabado, mas dentro de Majin Boo, Vegetto ainda estava vivo e tudo não passava de um plano para recuperar os corpos de Gohan, Piccolo, Goten e Trunks que tinham sido absorvidos por Boo. Mas estranhamente Vegeta e Goku se separam da fusão. Vegeta que diz sentir nojo de estar no mesmo corpo de Goku, quebra o Potara, e ambos começam a retirar seus companheiros absorvidos, mas mesmo sem aquele incrível poder, Goku e Vegeta ainda não são páreos pa Majin Boo. Majin Boo ia matá-los, quando Vegeta rasga as partículas que aprisionavam o Boo gordo. Majin Boo começa a ter uma transformação enquanto Vegeta e Goku saiam de seu corpo. Depois de uma feroz batalha entre Boo, Goku e Vegeta finalmente Boo é derrotado por uma super Genki Dama feita com energia de todos os seres da terra e grande parte do universo. Dende vendo que Goku não tinha mais forças para empurrar a Genki-Dama, decide pedir a Porunga fazer as forças de Goku voltarem ao que era antes de lutar contra o Majin Boo, ele por sua vez atende ao desejo. Goku antes de destruir o monstro pede a ele que reencarne mas como uma boa pessoa, depois na forma Super Saiyajin ele explode o monstro, fazendo que a Terra volte a ser um lugar tranqüilo.

No torneio de artes marciais Goku reencontra Majin Boo mas reencarnado como Uub (ou Ubu). No final do torneio ele decide treinar com Goku.

 Diferenças do mangá para o anime

Como não poderia deixar de ser, existem algumas diferenças do mangá para o anime. Alguns episódios como por exemplo Tenshinhan, Yamcha e Chaos treinando com o Sr. Kaioh, a volta de Tao Pai Pai e outros foram criados exclusivamente para o anime, além das mini-sagas de Garlick Júnior e o Torneio do Mundo dos Mortos. Tudo isso para impedir que o mangá alcance o anime.

 Músicas

Abertura:

  • Cha-la Head-Cha-la (episódios 001 a 199, e filmes 1~9).
    • Letra: Yukinojō Mori, Música: Chiho Kiyooka, Arranjo: Kenji Yamamoto, Vocal: Hironobu Kageyama
    • Versões:
      1. Versão 1: episódios 1~21
      2. Versão 2: episódios 22~117
      3. Versão 3: episódios 118~199
  • We Gotta Power (episódios 200 a 291 e filmes 10~12).
    • Letra: Yukinojō Mori, Música: Keiju Ishikawa, Arranjo: Keiju Ishikawa, Vocal: Hironobu Kageyama
    • Versões:
      • Versão única: episódios 200~291

Encerramento:

  • Detekoi Tobikiri ZENKAI Pawā! (でてこいとびきりZENKAIパワー!)(Zenkai Power)(Sai daí magnífico poder agora) (episódios 1 a 199)
    • Letra: Toshihisa Arakawa, Música: Takeshi Ike, Arranjo: Kenji Yamamoto, Vocal: MANNA
    • Versões:
      • Versão única: episódios 1~199
  • Boku-tachi wa Tenshi Datta (僕達は天使だった) (Nós Éramos Anjos)(episódios 200 a 291)
    • Letras: Yukinojō Mori, Músic: Takeshi Ike, Arranjo: Osamu Tozuka, Vocal: Hironobu Kageyama
    • Versões:
      • Versão única: episódios 200~291

Poder de luta

O poder de luta é a quantidade de ki de um guerreiro Z; quanto mais poder de luta mais poderoso é o guerreiro. O ki (escreve-se “Chi” na adaptação da China e “Ki” na adaptação do Japão) é a energia existente em todo o ser vivo e na natureza (segundo a própria cultura oriental). Em Dragon Ball Z o poder de luta dos personagens fica cada vez maior à medida que tempo passa. O poder de luta pode ser medido através de uma habilidade adquirida pela pessoa ou com o rastreador.

Em Dragon Ball Z os personagens possuem poderes gigantescos, principalmente a partir da Saga Freeza. Por exemplo: com 1.200 de poder de luta o guerreiro é mais rápido que uma bala (como demonstrou Raditz ao segurar uma bala disparada por uma espingarda), e é capaz de destruir a Lua. Com 18.000 de ki, Vegeta foi capaz de destruir um planeta facilmente, utilizando apenas dois dedos.

Os lutadores possuem ainda uma força descomunal e uma resistência incrível à todo tipo de golpe, sendo que a força, a resistência e a velocidade aumentam na mesma proporção do poder de luta. Além disso, a maioria dos personagens guerreiros são exímios lutadores, como por exemplo Goku que teve como mestre o maior campeão de artes marciais do mundo (Mestre Kame), treinou com deuses (Kami Sama e sr. Kaio), e ainda com extraterrestres, quando acabou a luta com Freeza. Com todo este treinamento os guerreiros aplicam técnicas que aumentam muito seu poder destrutivo ou até mesmo seu próprio poder de luta.

Os Guerreiros Z tem um poder ilimitado (não há limite para seus poderes, sempre podem ficar mais fortes com treinamentos ou outros métodos), principalmente os saiyajins que quando se ferem e se recuperam seu poder de luta aumenta na proporção da gravidade dos ferimentos. Com toda esta força, os Guerreiros Z mais poderosos são capazes de destruir o universo (Majin Boo ameaçou faze-lo e realmente poderia tê-lo feito, Cell também poderia), e acabam por superar o poder de qualquer deus.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: