dinamite

Dinamite

A palavra dinamite (do grego δυναμις (dunamis), com o sufixo sueco -it), designa um artefato explosivo à base de nitroglicerina, mais seguro que a pólvora e que a própria nitroglicerina. Foi inventado por Alfred Nobel no século XIX, que o patenteou como pó de segurança para explodir. Este cientista adquiriu com essa patente uma grande fortuna, base do Prêmio Nobel.

Antes da dinamite, se usava a nitroglicerina como explosivo, porém as explosões acidentais eram um obstáculo demasiadamente grande para o seu uso. A nitroglicerina é um líquido altamente sensível a qualquer movimentação, portanto, detonando com muita facilidade na sua produção, transporte e manuseio.

Na dinamite, a nitroglicerina é absorvida por certos tipos de terra, tipicamente a terra diatomácea (dióxido de silício em pó) podendo, então, ser manuseada com segurança. Entretanto, quando armazenada por longos períodos pode ocorrer um vazamento da nitroglicerina. Este é um grande perigo para o seu uso, levando a diminuir a sua popularidade com o passar dos anos, até ser superada por outros compostos explosivos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: